Pular para o conteúdo principal

Pé na África (Fábio Zanini)

O livro de Fábio Zanini é uma aula de história da África - aliás, uma história de alguns países da África, uma vez que esse continente tem 56 nações, cada uma com o seu passado, suas etnias, línguas e características próprias. Para nós, que tratamos a África como um bloco único, esta é uma obra tão indispensável quanto prazerosa. Em uma época como a nossa, de tanto desconhecimento histórico e racismo estúpido, saber um pouco mais sobre esse continente é necessidade de primeira ordem.




Trechos:

"Mas mochileiro continuei, apesar de vez por outra me render ao táxi ou a um restaurante mais caro. Mochilar não é apenas o ato de enfiar uma mochila nas costas. É um conceito, o de sentir quase um orgulho masoquista de passar perrengue. De viajar apertado no pau de arara e comer sanduíches suspeitos em feiras livres, sem se importar com o dedão sujo da figura que te serviu. E dormir em moquifos, que podem ser simplesmente moquifentos (sem privada, chuveiro e papel higiênico) ou mais decentes (com privada, chuveiro e papel higiênico). Tudo em nome do contato com a vida local."




"Algumas pessoas talvez se assustem, mas numa viagem com mochila as noções de higiene se tornam um tanto flexíveis. Trocar de roupa todos os dias é um luxo e um desperdício. Tomar banho diariamente idem."







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de Abril (Ana Cristina Cesar)

O livro de estreia de Ana Cristina Cesar é inovador desde a capa, em que aparece a figura ambígua de um útero. Fragmentada e polissêmica é também a poética, em que pululam versos telegráficos, por vezes de compreensão dificílima para o leitor. Não se trata de uma tentativa de hermetismo, pelo contrário; o que causa estranhamento nos poemas é sua simplicidade cortante, com associações inusitadas e bastante diretas. Além disso, os assuntos não se mantêm ao longo dos textos; Ana Cristina salta com naturalidade entre temas complexos e diversos. Apesar de curto, é uma livro de estreia potente, com muitas possibilidades de interpretação - antecipando a grande e breve obra deixada pela autora.

1984 (George Orwell)

Vulgarizado após a criação dos reality shows , o livro de George Orwell se tornou um daqueles clássicos que todos comentam e que ninguém leu. Qualquer um quer falar com propriedade do Grande Irmão, da sociedade vigiada, mas todos esses clichês não chegam perto do clima opressor que o autor impõe à sua narrativa. 1984 é uma obra provocativa e premonitória. Ainda que as ditaduras não tenham obtido o poder previsto pelo escritor (pois se travestiram de democracia), os cenários descritos são um retrato mordaz dos nossos tempos modernos. Um exemplo: para entreter a grande massa (os "proles"), o governo do Grande Irmão tem em seu poder máquinas que criam letras de músicas de amor aleatoriamente. Essas canções, desprovidas de essência humana, são entoadas pelo povo e logo se tornam o ritmo do momento. E assim se revela mais um dos inúmeros meios de controlar uma população que não pensa, não critica e não questiona. Quando foi escrito, 1984 era uma obra futurística. Lido h

As três Marias (Rachel de Queiroz)

Protagonistas femininas para um romance escrito por uma mulher - uma mudança de perspectiva tão necessária em meio a esses nossos cânones machistas. Rachel de Queiroz é escritora de mão cheia, e não se deixa vender ao estereótipo de moça que escreve para relatar seus conflitos pessoais. Sua obra é social, intensa, mas sem diminuir o interesse psicológico de seus personagens. Trechos: "A gente pensa que a infância ignora os dramas da vida. E esquece que esses dramas não escolhem oportunidade nem observam discrição, exibem-se, nus e pavorosos, aos olhos dos adultos e aos dos infantes, indiferentemente." "-Conheça o teu lugar, minha filha.. (Isto é: 'Pense em quem é você, na mãe que lhe teve, mulher sem dono e sem lei, que lhe largou à toa, criada por caridade. A vida se mostra, à sua frente, bela, sedutora, iluminada. Mas, para você, é apenas uma vitrina: não estenda a mão, que bate no vidro; e não despedace o vidro; você sairá sangrando... Contente-se